Com a importância da proteção ao meio ambiente, a questão dos lixos recicláveis vem sendo cada vez mais discutida, principalmente, entre os moradores de condomínios e bairros residenciais das grandes cidades.

No entanto, para que a reciclagem do lixo doméstico funcione adequadamente é preciso que os moradores saibam como separar os resíduos produzidos e dar a estes a destinação correta.

Reciclagem de Lixo

Tipos de lixos recicláveis

Em nossa casa produzimos, diariamente, uma grande quantidade de resíduos sólidos. Boa parte destes é de lixos recicláveis, mas não são descartados corretamente por desconhecimento.

Um dos materiais que desperta maior dúvida é o isopor. Ao contrário do que muitos imaginam, ele não é considerado reciclável, pois poucas empresas fazem o reaproveitamento.

Entretanto, outros itens mais comuns em nosso dia a dia, como garrafas pet, embalagens longa vida ou papeis são exemplos de lixos recicláveis. Para não errar, confira nossa lista de itens que podem ser reaproveitados.

O que pode ser reciclado

Plásticos e isopor: Copos, garrafas, sacos, sacolas, frascos de produtos, embalagens pet (vasilhames de refrigerantes, óleo e vinagre), tubos de PVC, canetas sem tinta, tampas, embalagens tipo tupperware e embalagens de produtos de limpeza.

Papel: jornais, revistas, listas telefônicas, papel sulfite, rascunho, papel de fax, folha de caderno, formulários de computador, caixas, aparas de papel, fotocópias, envelopes, rascunhos, cartazes velhos, caixas de pizza, cartolinas e papel cartão.

Vidros: potes de conservas, embalagens, frascos de remédios vazios, copos, cacos destes produtos, vidros especiais (como tampas de forno e micro-ondas) e garrafas.

Metal: tampinhas de garrafas, latas, enlatados, panelas sem cabo, ferragens, arames, chapas, canos, pregos, cobre, embalagem de marmitex, papel alumínio limpo e aerossóis.

Reciclagem de Lixo

O que não pode ser reciclado

Papel e isopor: embalagem metalizada (como café e salgadinhos), isopor, cabos de panela, espuma, bandejas de plástico e acrílico.

Papel: papel higiênico, papel plastificado, papel engordurado, etiquetas adesivas, papel parafinado, papel carbono, papel celofane, guardanapos, bitucas de cigarro e fotografias.

Vidros: espelhos, boxes temperados, louças, óculos, cerâmicas, porcelanas, pirex, tubos de TV e monitores e para-brisas de carros.

Metal: clipes, grampos, esponja de aço, latas de inseticidas, latas de verniz e latas de solventes químicos.

Como destinar corretamente os lixos recicláveis?

Tão importante quanto separar corretamente os lixos recicláveis dos que não podem ser reaproveitados é dar a destinação certa a estes produtos. Para isso é importante saber onde descarta-los.

Papéis, vidro e metais podem ser descartados através da coletiva seletiva. Neste caso é importante colocar cada um deles em sacos ou sacolas distintos, para que possam ser entregues separadamente.

Em alguns bairros de grandes cidades, as empresas de coletiva de lixo disponibilizam caminhões para a retirada destes insumos diretamente nas residências.

Onde descartar produtos perigosos

Algumas categorias de lixos recicláveis, como material eletrônico, costumam ser reaproveitados por empresas especializadas, que utilizam alguns de seus componentes para fabricação de novos produtos. Veja abaixo como dar a destinação correta destes itens.

Celulares: por conter materiais tóxicos, principalmente em suas baterias, não devem ser jogados no lixo doméstico. Ao se desfazer de aparelhos antigos, procure as operadoras de telefonia ou leve-os a locais que recebem pilhas e baterias.

descarte-produtos

Lâmpadas fluorescentes: Contate o fabricante para ser informado sobre postos de coleta ou busque varejistas de materiais de construção. Alguns estabelecimentos de grandes redes costumam receber estes produtos.

Lixo eletrônico: Produtos como geladeiras, televisores, micro-ondas e computadores requerem cuidados na hora do descarte, pois contém produtos altamente perigosos à saúde.

Por isso, para descartas estes lixos recicláveis é possível enviá-lo de volta para a própria fabricante (no caso de notebooks), doá-lo caso esteja em bom estado para ONGs ou, ainda, procurar empresas que adquirem estes produtos.

Medicamentos: entregue os produtos vencidos em farmácias ou nas unidades básicas de saúde. Nunca os jogue diretamente no lixo doméstico.

Óleo de cozinha: extremamente prejudicial ao meio ambiente e ao encanamento doméstico, este produto deve ser armazenado em recipientes com tampa e entregue em estabelecimentos comerciais para seu descarte correto.

Pneus: Transformados em focos de doenças graves se descartados em qualquer lugar, os pneus usados devem ser devolvidos aos fabricantes ou revendedores.

Com estes cuidados simples, separar os lixos recicláveis daqueles que não podem se reaproveitados se torna uma rotina comum. O meio ambiente agradece.

Resumo
Lixos Recicláveis por onde começar
Nome do Artigo
Lixos Recicláveis por onde começar
Descrição
Com a importância da proteção ao meio ambiente, a questão dos lixos recicláveis vem sendo cada vez mais discutida, principalmente, entre os moradores de condomínios e bairros residenciais das grandes cidades.
Autor
Publicado por
Grupo Paco
Logo
Grupo Paco Reciclagem
Compartilhe este post sobre: