Processo de reciclagem de papel e papelão
Em tempos onde a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente são cada vez mais discutidos, aprender sobre a reciclagem de papel e papelão é fundamental para pessoas de qualquer idade.
Além de reduzir a quantidade de lixo doméstico e empresarial produzido, esta ação ajuda a dar um destino sustentável às aparas de papel (sobras de papel cortado), muito comuns em escolas, gráficas e escritório.
Porém a reciclagem de papel e papelão não é um processo industrial, ao contrário. Com alguns passos simples é possível reaproveitar estes dois produtos em casa.
Se você deseja entender como reaproveitar as sobras de papel e papelão de seus filhos ou até mesmo de seu trabalho, acompanhe nosso texto sobre o assunto.
Como é feita a reciclagem de papel?
A reciclagem de papel é feita a partir de papeis coletados com a coleta seletiva de lixo.
Estes papeis são levados para uma central de triagem onde eles são separados dos outros materiais e amarrados em fardos, que são vendidos para fábricas de reciclagem.
Nestes estabelecimentos, os papéis são pesados e separados de acordo com seu tipo e a quantidade de sujeira contida neles. Quanto mais limpo, mais valioso é o fardo para a reciclagem de papel, pois o produto obtido será de melhor qualidade.
Reciclagem de papel industrial
Depois de separados e classificados, os fardos de papel são misturados em água em um liquidificador gigante, chamado de hidrapulper. Em seguida, a massa obtida com esse processo vai para o setor de limpeza.
Nesta etapa, são separados da mistura materiais como metais, plásticos e areia. A pasta de celulose resultante deste processo irá, então, para a máquina de papel, para que a água que ainda resta seja retirada. O papel é prensado e seco, formando então a folha de papel reciclado.
Como reciclar papel em sua própria casa?
A reciclagem de papel não é apenas um processo industrial. Com alguns passos é possível reaproveitar este produto em sua própria casa. Quer saber como? Veja mais.
Para aprender como reciclar papel em casa, siga as dicas que traremos a seguir.
- Coloque uma boa quantidade de papel picado em uma bacia e coloque água até a metade, molhando todos os pedaços que estiverem no vasilhame.
- Em seguida, leve essa mistura ao liquidificador.
- Bata o conteúdo e derrame essa mistura sobre uma tela de náilon, espalhe com uma colher e pressione uma pasta sobre a tela, para retirar o excesso de água.
- Após este processo, coloque uma folha de jornal sobre a tela e a vire de ponta cabeça, para desenformar.
- Utilize o restante da folha para embrulhar o papel reciclado.
- Pendure a folha de papel em um varal e deixe-a para secar por um ou dois dias.
- Depois, é só utilizá-lo.
Como reciclar papelão?
Assim como a reciclagem do papel, o reaproveitamento do papelão é de suma importância para a preservação do meio ambiente, porém poucas pessoas sabem como ele funciona.
Seu processo de reciclagem, aliás, é muito semelhante ao visto na reciclagem de papel. O papelão recolhido via cooperativas de coleta seletiva é enviado a indústrias especializadas neste procedimento.
Ao chegar a estas instalações, o papelão é levado para separação, sendo triturado e então colocado em uma máquina que se assemelha a um liquidificador gigante.
Ali, as fibras de papel são separadas e levadas para o próximo processo de centrifugação, onde impurezas como areia ou grampos são separadas do papelão.
A última etapa da reciclagem de papelão envolve o acréscimo de produtos químicos para retirar a tinta e clarear o produto. O que sobra deste processo é uma pasta, que será levada para a prensa elevada, onde secará e então será direcionada a outros equipamentos, estando pronta para utilização.
Porque reciclar o papel e o papelão?
A reciclagem do papel e do papelão é extremamente importante não apenas para a natureza, mas também para a economia. Ao utilizar papeis e folhas de papelão recicladas, as indústrias economizam milhões de reais na aquisição de novos insumos.
Além disso, são poupados litros de água utilizados na fabricação destes produtos, e muitas árvores que seriam derrubadas para a produção das folhas de papel são preservadas, ajudando assim a diminuir os efeitos do aquecimento excessivo que castiga as grandes cidades.